É fato que ter a casa própria é o sonho de muitas pessoas. Esse objetivo é possível quando se escolhe a melhor época para comprar imóveis e são analisados os fatores de mercado considerados influenciadores do valor das casas ou apartamentos.
Além disso, é preciso considerar os momentos da vida do comprador, capazes de facilitar ou não o alcance dessa meta. Para ajudar você, este post apresenta os principais fatos a serem considerados no momento da compra e dicas que podem auxiliar nesse processo.
Deseja saber mais sobre qual é a melhor época para comprar um imóvel? Continue a sua leitura!
O que deve ser analisado para comprar um imóvel?
Após a decisão de adquirir um imóvel próprio, examinam-se os fatores do mercado imobiliário diante do cenário econômico atual. Veja quais questões devem ser analisadas.
Juros e Taxa Selic
Os juros e a Taxa Selic influenciam o financiamento de imóveis. A Selic é responsável pela taxa básica dos juros aplicados nas operações de crédito e controla os financiamentos de imóveis. Quando está baixa, tal taxa diminui os juros aplicados em financiamento.
Ademais, os juros demonstram o comportamento dos bancos perante o mercado. Quanto menores estão, maior a confiança das instituições financeiras. Esse é o momento ideal para comprar a casa própria.
Lei da oferta e da procura
Devido à crise dos últimos tempos (como a provocada pela pandemia), muitos imóveis permaneceram à venda. Assim, os valores das propriedades se mantiveram em baixa, pois a demanda aumentou e a procura diminuiu. Isso beneficiou aqueles que desejam comprar sua casa própria, pois há maiores chances de negociações.
Essa é a melhor época para comprar um imóvel, pois é possível que o comprador consiga desconto, aumento do número de parcelas ou boa oferta de crédito, em especial, quando é oferecida uma entrada e negociado o restante.
Período do ano
Alguns meses do ano facilitam a venda da casa própria ou apartamento. Há menos vendas após o Ano Novo, tendo em vista as dívidas de início de ano, como material escolar e os impostos que a população em geral necessita pagar.