Não importa o seu perfil: se você é uma pessoa solteira ou casada, com filhos ou sem, de família grande ou pequena, jovem ou com mais maturidade. O fato é que comprar o primeiro imóvel não é uma tarefa tão simples assim.
Planejamento, organização financeira e pé no chão são os primeiros passos para quem pretende conquistar a tão sonhada casa própria.
Localização, tipo de imóvel, o seu tamanho, a quantidade de cômodos, se é uma residência nova ou usada, entre muitos outros pontos, precisam ser considerados na hora dessa importante escolha.
Para te ajudar, detalhamos algumas dicas fundamentais para quem está em busca de um lar. Confira:
1. Avalie seu atual momento de vida e pense no futuro
Para iniciar essa trajetória, o passo mais importante é entender em que momento de sua vida você se encontra e o que planeja para o futuro. Mais do que se preocupar com o valor de seu novo imóvel, é preciso pensar:
- Tenho condições de assumir um compromisso financeiro e recursos para manter a nova casa? - Quantas pessoas vão morar comigo? - Há planos de aumentar a família futuramente? - Prezo mais pelo silêncio ou gosto de uma vida mais agitada?
Essas questões são alguns exemplos de como você pode identificar o seu perfil e definir os seus objetivos. Afinal, a aquisição de um bem como uma casa requer responsabilidade e visão para não ter arrependimentos lá na frente.
2. Localização é fundamental
Depois de definir o seu estilo de moradia, é hora de buscar o melhor bairro ou localização. Mas não se preocupe! A localização ideal não está necessariamente ligada a custos. Você pode levar em conta pontos como:
- O imóvel fica próximo do meu trabalho? - Tenho familiares ou amigos na vizinhança? - O comércio nas redondezas supre as minhas necessidades? - Há escola, mercado, academia, etc. perto de onde eu quero morar? - Este bairro ainda tem espaço para crescer ou existe a chance de ele não mudar nunca?
Mais uma vez, avalie seu estilo de vida e as suas prioridades quando for responder a essas questões.
3. Dia e noite, sol e chuva
Nem todo mundo faz isso, mas visitar os imóveis que te agradam em momentos diferentes pode ser decisivo na hora da escolha. É importante saber:
- Em quais cômodos bate sol? - A casa é mais abafada ou é bem arejada? - Os vizinhos preferem sossego ou são chegados a uma festa? - A rua é movimentada ou o trânsito é tranquilo? - A frente do imóvel é bem iluminada à noite?
Avaliando esses pontos, você estará mais perto da escolha do seu imóvel ideal!
4. Organize e planeje as finanças
Muito se engana quem pensa que é só ter o valor do imóvel, fazer a compra e pronto. A decisão de adquirir uma casa requer organização, planejamento e disciplina - sim, já dissemos isso lá em cima, mas é bom reforçar. É chegada a hora de responder o seguinte:
- Vou juntar dinheiro e comprar à vista ou tenho um valor de entrada para assumir um financiamento? - Estou ciente de que terei de comprar móveis, fazer mudança, realizar instalações e adaptar a casa ao meu gosto? - Estou me lembrando dos custos de taxas de transferência e documentação?
Sabendo responder isso, você estará no caminho para dar o próximo passo.
5. FGTS, pra que te quero?
Para comprar uma casa nova! Sim, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (ou FGTS) é um direito de todo trabalhador. Você só poderá usufruir deste benefício em algumas situações. Veja se essa é uma opção interessante para você, pois a compra do seu imóvel pode se tornar realidade com essa importante ajuda.
BÔNUS! Escolha uma imobiliária para chamar de sua
Pode parecer exagero. No entanto, saber que pode confiar e contar com a sua imobiliária é fundamental na realização do sonho da casa própria. Já pensou ter de enfrentar situações conflituosas ou algum problema que possa atrapalhar o seu processo?
É por isso que buscar uma empresa consolidada no ramo imobiliário será um grande diferencial, seja para intermediar as suas transações imobiliárias ou tirar todas as dúvidas que possam surgir.
Então, conte com a Marcondes Soluções Imobiliárias para encontrar o seu cantinho e dar um passo rumo a uma nova história!